Menu

Rádio Maranata Gospel.
A rádio que ilumina a sua alma.
Erechim - RS - Brasil.

Especialidade de Nós e Amarras - Parte 2

06 SET 2017
06 de Setembro de 2017

4. Identificar os tipos de cordas a seguir:

a) Poliéster – grande resistência e excelente compatibilidade com outras fibras. Corda estática.O ponto forte desta corda é sua resistência a tração, ótima flexibilidade e boa resistência a abrasão. Também apresenta resistência a absorção de água quando molhada. Utilizadas em Escaladas, Rapel, etc. 

b) Sisal – São fabricadas em diversas medidas. São ásperas e muito usada para decoração de ambientes, corrimões, para cargas, construção civil, etc., apesar de serem cordas que estragam quanto ficam expostas ao tempo, seu baixo custo é uma de suas características.

c) Nylon – Resistente aos Raios UV, alta absorvição de água (Flutuabilidade Negativa), Alta Resistência a Tração. São utilizadas para trabalhos em altura, salvamento, rappel, alpinismo, tirolesa com alma de aço, arvorismo, pontes, escadas, náutica, etc.

d) Polipropileno – resistente a agentes químicos, elasticidade, não retêm água e algumas podem flutuar. Apresenta também boa resistência a tração, boa durabilidade,  baixo custo. São utilizadas em amarração de cargas, trabalhos gerais, etc. 

 

 5. Quais são algumas vantagens e desvantagens da corda sintética?

São cordas delicadas e merecem cuidados especiais, em função de seu custo. Devem ser lavadas sempre que em contato com lama ou rocha úmida, para que as pequenas partículas abrasivas não machuquem sua estrutura. São sensíveis a ação do sol, que resseca a fibra e desbota sua coloração. Recomendável variar o ponto do nó ou da fixação distribuindo o esforço, para que não haja ruptura das fibras aloucadas na parte superior do nó.

 

6. Segundo a Bíblia,qual o tipo de corda estática é mais resistente?Citar Livro,Capítulo e versículo

E o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. Eclesiastes 4:12 

 

7. Faça o seguinte em uma corda:

a) Nó Costura singela ou costura curta (Splice)

b) Nó Costura de alça (eye Splice)

c) Nó Costura em pinha ou falçada inglesa (black Splice)

d) Finalizar a extremidade de uma corda com uma Pinha de rosa dupla, falcaça, ou Nó de Mathew Walker

e) Pinha Singela

f) Nó de porco

?

Voltar


Tenha você também a sua rádio